Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Prefeitura recepciona 17 profissionais do Programa “Mais Médicos”

Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 13 de junho de 2014

O Município de Carapicuíba recebeu mais 17 médicos vindos de Cuba, subindo para 37 o total de profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O prefeito Sergio Ribeiro os recepcionou em café da manhã na última segunda-feira, 9 de junho.


Os profissionais cubanos são especializados em Medicina Familiar e passam por período de adaptação e planejamento, devendo iniciar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, dentro de duas semanas.

 

Com a criação do Programa pelo Governo Federal, o prefeito Sergio Ribeiro inscreveu a Prefeitura e solicitou, junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vinda de 27 médicos para trabalhar em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Ministério atendeu a quantidade solicitada e enviou outros dez.

 

Destes, 20 já atuam em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) e duas Unidades de Saúde da Família (USF) e os demais estão em preparação, aguardando liberação do CRM e passando por capacitações, para conhecer melhor o sistema de saúde de Carapicuíba e região.

 

Onde trabalham os médicos cubanos:

USF Natércio Silva Arruda (Capriotti) – 5 médicos

USF Vila Dirce – 4 médicos

UBS Ana Estela – 2 médicos

UBS Novo Horizonte – 2 médicos

UBS Florispina de Carvalho (V. Dirce) – 2 médicos

UBS Vila Menk – 2 médicos

UBS Vila Cretti  - 2 médicos

UBS Ariston – 1 médico

 

Em breve, os demais serão lotados em outras unidades, reforçando o trabalho da medicina preventiva e familiar. Nas unidades onde não existe o Programa de Saúde da Família, já foi solicitada a contratação de agentes comunitários para que atuem como unidades mistas, com o atendimento normal e domiciliar.

 

O prefeito Sergio Ribeiro lembrou que em Carapicuíba houve grande aceitação e o apoio aos médicos cubanos, que ganham diariamente a credibilidade da população. “Além de suprir o quadro de profissionais nas UBSs e USFs, eles atendem de um modo que a maioria dos brasileiros desconhece, pois criam um relacionamento mais próximo com a comunidade”, conclui o prefeito.


topo