Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Programa de Saúde na Escola é implantado em Carapicuíba

Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 18 de novembro de 2013

Na última quarta feira, 06 de novembro, foi realizada a capacitação para diretoras, coordenadoras pedagógicas e professores de educação física para atuar no Programa de Saúde na Escola, programa do Ministério da Saúde.

 
O evento contou com participação de 40 profissionais de 15 escolas que integram o Programa. A área de enfermagem da saúde explicou a importância de realizar a avaliação antropométrica (medição de peso e estatura) das crianças para detectar as que estão acima ou abaixo do peso, com vistas a combater a desnutrição e a obesidade infantil.
 
A nutricionista da Secretaria da Saúde apresentou dicas de alimentação saudável desde o nascimento até adolescência chamando a atenção no envolvimento dos pais para promover a hábitos de alimentação a saudável. Também foram apresentados os principais problemas oculares na infância e ensinou os professores na realização do exame de acuidade visual (teste de Snellen) para identificar crianças que devem passar em consulta oftalmológica.
 
O Programa Saúde na Escola foi criado para manter a integração e articulação permanente da educação e da saúde, contribuindo na formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção a saúde, proporcionando melhor qualidade de vida.
 
Em 2013 foram selecionadas 15 escolas municipais, envolvendo cerca de 6.200 alunos de creches, educação infantil (EMEI) e ensino fundamental (EMEF) de Carapicuíba para atuar de forma conjunta saúde e educação. 
 
O Projeto contempla ações individuais, coletivas e de capacitação
 
Dentre as ações individuais será feita a avaliação antropométrica das crianças (medição de peso e estatura), teste de acuidade visual, identificação de problemas odontológicos e verificação da situação vacinal. As ações coletivas irão envolver a promoção da alimentação saudável, a promoção da cultura de paz e direitos humanos e a promoção da saúde mental no território escolar.
 


topo