Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Carapicuíba promove tradicional Festa de Corpus Christi

Secretarias: Cultura e Turismo
Data de Publicação: 16 de junho de 2014

Carapicuíba realiza na quinta-feira, 19, a tradicional Festa de Corpus Christi, considerada uma das maiores manifestações de religiosidade da cidade. O evento religioso e cultural é realizado em parceria entre a a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Paróquia Nossa Senhora das Graças.

 

Cerca de mil pessoas devem participar da celebração do Corpo e Sangue de Cristo e conferir o tapete artesanal feito a base de serragem, pó de café, casca de ovo e materiais recicláveis, que cobrirá a Praça da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba com imagens que lembram símbolos da fé católica.

Para a montagem do tapete, serão usadas  serragem, sendo metade grossa e a outra parte fina, em cores variadas, que estão sendo tingidas pelos funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo. Em alguns quadros, serão utilizados outros tipos de materiais, como areia e pipoca.

 

Programação


A montagem do tapete começa bem cedo, por volta das 7h e contará com a participação de fiéis da comunidade e funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo. A missa será celebrada às 16h, seguida por procissão em que o padre carrega o ostensório com o Santíssimo Sacramento por cima do tapete. 

 
Além da programação religiosa, os participantes podem aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato e Praça de Alimentação, montadas ao redor da Praça da Aldeia.

 

Histórico da data


A festa de Corpus Christi é uma tradição católica de longa data no Brasil. Em muitas cidades é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa.

 

O calendário litúrgico indica que a festividade é comemorada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, reafirmando a presença real e substancial de Jesus Cristo na Eucaristia.

 

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remete ao Século XIII,  instituída em 1264 com a Bula Transiturus pelo Papa Urbano IV, o qual sentiu a necessidade de realçar a presença do Cristo todo no pão consagrado.


topo